terça-feira, 27 de abril de 2010

Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia

Carvalho, Ana Amélia Amorim (2005). Como olhar criticamente o software educativo multimédia.
Cadernos SACAUSEF – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação - Utilização e Avaliação de Software Educativo,
Número 1, Ministério da Educação, 69-82, 85-86.
Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia
Ana Amélia Amorim Carvalho
Universidade do Minho
aac@iep.uminho.pt
Resumo – Começamos por abordar as potencialidades do software educativo multimédia
na aprendizagem, na motivação e na autonomia dos utilizadores, referindo estudos onde estes
aspectos foram contemplados. De seguida, propõem-se orientações para olhar criticamente o
software educativo multimédia antes de ser utilizado em contexto educativo.
Software Educativo

“o controlo a proporcionar ao utilizador depende principalmente dos
seus conhecimentos prévios sobre o assunto em estudo, da sua familiaridade
com o sistema e dos objectivos da aprendizagem. Caso os conhecimentos
prévios sejam inexistentes ou muito elementares, deve ser facultado um
percurso mais estruturado. (...) Se os objectivos da aprendizagem são
interiorizar determinada sequência, o controlo deve ser dado ao sistema; se
os objectivos da aprendizagem são explorar o conhecimento presente no
hiperdocumento relacionando diferentes aspectos, analisar diferentes
perspectivas, o controlo deve ser dado ao utilizador” (Carvalho, 1999: 117).

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