segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aprendendo com os Vídeos educativos

Os videos educativos são importantes complementos na formação da criança, o que caracteriza um video educativo? é tudo aquilo que é exibido em forma de documentário, filme ou desenho com o intuito de passar uma lição de moral á criança, estimulando-a no seu apredizado e desenvolvimento.
Contribuem nesse processo de ensino os programas de cunho educacional, com noções de cidadania, canções, além de figuras e formas coloridas. A apresentação de programa educativo já pode ser feita no primeiros meses de vida ( entre três e cinco meses). Nessa face, o bebê é capaz de recber estimulos, reconhecendo uma história, por exemplo, através de trilha sonora do filme (estimulando a audição e o raciocínio).
É fundamental que os pais tenham a precepção daquilo que é recomendável ou não ao filho. " Não adianta colocar uma sèrie de filmes educativos em sequência para ela assistir, achando que quanto mais, melhor. a criança só passará a absover as mensagens instrutivas do filme quando alguém estiver presente para explicar cada acontecimento. Os pais devem ensinar que a bola mostrada no filme é vermelha ou que aquele animal é bonzinho", explica Rita Calegari chefe do setor de psicologia da maternidade do hospital São Camilo Pompéia.
Isso que dizer que apenas boa intenção não é necessário para educar uma criança. É preciso que os pais tenham consciência do programa apropriado para apresentação ao filho e, principalmente o acompanhamento do filme educativo ao lado da criança. " O estimulo gerado pelo filme educacional, combinado com os ensinamento dos pais são essenciais para o aprendizado".
Menino crescidinho mesmo quando o filho já está um pouco maior e capaz de definir sua programação, a presença dos pais ainda é vital. Na maioria das vezes, as opções escolhidas pelo filho são composta de conteúdos pouco qualitativo. Quando isso ocorrer, recomenda-se um diálogo franco e explicativo com o filho.

" a criança é como uma esponjinha. retém tudo que é repassado a ela. É imprescindivel que os pais informemos os filhos sobre o momento certo para assistir determinado programas, dizendo o que é bom ou ruim. Os pais devem estar ciente de que a educação principal é exercida por eles e pela escola, e não por videos educativos ou programas televisivos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário