quinta-feira, 27 de maio de 2010

Laborátorio de vídeo educativo.

Objetivos
O Laboratório de Vídeo Educativo atua na área da produção audiovisual desde 1972 desenvolvendo materiais em diferentes formatos: filmes, vídeos, programas de slide-som, livros e apostilas. Ao final da década de 80, o laboratório passa a se concentrar exclusivamente na área do vídeo educativo acumulando hoje mais de 200 programas voltados para a área da educação e da saúde. Esta longa trajetória, de ricas experiências, tem sido acompanhada de ampla reflexão sobre as relações existentes entre imagem e educação, seja no campo dos processos de produção, seja no campo da aprendizagem com o audiovisual.

Em 1999, com a contratação da professora Adjunta Anita Leandro, define-se a Pedagogia da Imagem como linha geral de pesquisa, no âmbito da área temática de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação em Saúde. Esta linha baseia-se na análise crítica da imagem pedagógica na área de saúde e busca precisões teóricas para uma pedagogia da imagem, tendo em vista a produção de vídeos e filmes educativos.

Outra linha de investigação desenvolve-se junto ao Laboratório de Linguagens e Mediações do Nutes, com estudo voltado ao estabelecimento de modelos de avaliação formativa de produções de vídeo, tendo como objeto de estudo produções em desenvolvimento no Laboratório de Vídeo Educativo, no sentido de se aprimorar a produção e avançar nas propostas teórico-metodológicas de avaliação qualitativa. Alunos do Mestrado em Tecnologia Educacional estão envolvidos nesta pesquisa, coordenada pelos respectivos chefes dos laboratórios.

No ensino, o Laboratório de Vídeo Educativo oferece disciplinas teórico-práticas nas áreas de roteiro, montagem e análise e produção da imagem. Apoiado por uma infra-estrutura totalmente revitalizada em 1999, a experimentação vem se juntar aos espaços de produção num mesmo ambiente acadêmico. A incorporação de novas tecnologias, bem como de equipamentos mais portáteis, só foi possível graças ao Projeto de Elaboração de Materiais Educativos desenvolvido a partir de 1996 com o Dr. Pedro Chequer da Coordenação Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde. Esta mesma Coordenação já havia participado de outro importante investimento no laboratório em 1988, durante a gestão da Dra. Lair Guerra de Macedo, visando a produção de programas educativos em vídeo na área da Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário